tudo que você precisa saber antes de comprar um carro elétrico

Carro elétrico | Tudo que você precisa saber antes de comprar um

Além dos câmbios automáticos, há um outro assunto que está cada vez mais sendo destaque no mundo automotivo: o carro elétrico.

No Brasil, de acordo com uma pesquisa, em 2019 foram emplacados mais de 10.000 veículos desse tipo. No entanto, apesar da grande procura, ainda há muitos motoristas que não entendem bem como funciona – e quais as vantagens – dos elétricos.

Será que eles necessitam da troca de marchas? Será que eles são econômicos? E eles podem ser rebocados? Essas são algumas das principais dúvidas quando o tema da conversa é comprar um carro elétrico?

Para ficar por dentro de vários conceitos relacionados a esse tipo de carro, dê uma olhada nesse artigo que preparamos para você.

Carro elétrico – Conheça as principais vantagens

Ainda que muita gente olhe para eles como uma das grandes novidades do universo sobre rodas, a ideia do carro elétrico vem sendo gestada há vários anos.

O motivo para isso é simples: a busca por uma alternativa que não “beba” muito combustível sempre foi o Santo Graal de engenheiros, montadoras e o público em geral.

Em 2006, quando a empresa Tesla Motors, ainda buscando espaço no mercado, anunciou que iria produzir carros elétricos, surgiu aí a faísca que despertou o desejo dos concorrentes em também entrar nessa corrida.

Assim, em 2010, foi anunciada a chegada do Nissan Leaf, que é atualmente um dos elétricos mais conhecidos. Nos anos seguintes a Renault e a Volvo também apresentaram alguns modelos desse tipo.

Quanto aos benefícios, o carro elétrico apresenta vários. Entre os mais evidentes podemos mencionar alguns a seguir.

Amigos da natureza

 Essa é talvez uma das principais características – e também chamariz de vendas – que o carro elétrico possui.

Se durante anos a fumaça emitidas pelos automóveis foi a vilã da ecologia e forçou engenheiros a encontrarem alternativas amigáveis ao meio ambiente, então o carro elétrico chegou para conquistar esse espaço.

Em comparação com o motor movido por combustão, o elétrico reduz em 30% a geração de gás carbônico. Além disso, os elétricos também são mais silenciosos.

Redução de custos

 Em um grande centro urbano, como São Paulo, Curitiba ou Porto Alegre, o valor do quilômetro rodado de um carro elétrico é menos de R$0,15, enquanto que em um carro movido a combustível o preço do quilômetro rodado ultrapassa muitas vezes os R$0,30.

Pagar menos já é um atrativo a mais para quem tem várias despesas no dia a dia.

Manutenção

 Esqueça aquela ideia de ter que substituir peças como velas de ignição, filtros de ar e correias. O carro elétrico conta com pouco para funcionar muito.

Com poucas peças, o desgaste é menor. Além do mais, a manutenção consiste basicamente em limpeza, ajuste dos freios, controle das baterias de íons de lítios e outros pequenos reparos.

As principais características do carro elétrico

Diante das evidentes vantagens, é pertinente também ficar a par de outros conceitos importantes antes de comprar um carro elétrico.

Vale lembrar que as baterias – o coração do carro elétrico – utiliza a tecnologia de íons de lítio. Você, que convive diariamente com smartphones e laptops, já conhece essa tecnologia. Ela é a mesma utilizada para a bateria desses dispositivos.

Por isso, um dos principais cuidados que você deve ter com esse tipo de carro é não deixá-lo por muito tempo parado sob o sol, pois as temperaturas extremas podem ocasionar o desgaste rápido.

Sendo assim, confira outros detalhes importantes que você deve prestar bem atenção para garantir o bom funcionamento de um carro elétrico.

Carregamento

 Se no carro convencional o medo é ver o motor beber a última gota de gasolina, no carro elétrico o problema é acabar a carga da bateria.

Felizmente, não há motivo para desespero. Tais veículos possuem câmbio automático e normalmente são leves. Sendo assim, basta empurrar o veículo até o eletroposto mais próximo para recarregar.

Ainda falando sobre baterias, lembre-se que elas não ficam viciadas. O banco da bateria é composto por módulos. Quando um módulo estiver mais envelhecido, há um equilíbrio com os módulos mais novos.

Para garantir a longevidade da bateria, leve em conta o modo como você dirige. Arrancadas e freadas bruscas gastam mais energia, portanto, é bom evitá-las.

Carro elétrico e chuvas torrenciais

 É óbvio que dirigir em ruas alagadas não é indicado para nenhum tipo de carro, elétrico ou não. Porém, caso seja extremamente necessário, o carro elétrico apresenta algumas vantagens.

Ele não possui escapamento para aspirar água e nem peças em demasia que possam ser danificadas. Lembre-se também que ele não vai dar choque ou entrar em curto-circuito diante de um banho de chuva.

Quanto à proteção das baterias, elas contam com sistemas que impedem a infiltração de água. Inclusive, é possível efetuar o carregamento das baterias mesmo sob chuva.

Carro muito tempo parado

 O carro, elétrico ou não, foi feito para andar. Isso é fato. Assim como um automóvel convencional pode apresentar defeitos caso fique muito tempo parado, com o carro elétrico a situação é a mesma.

O carro elétrico que permanece parado por muito tempo denota um desgaste prévio da bateria. Os componentes necessitam ser energizados constantemente. Por essa razão, não basta apenas deixá-lo ligado, é preciso também fazê-los andar.

Caso seja necessário permanecer com o carro elétrico parado por tempo prolongado, estacione-o com a carga reduzida. Além disso, é fundamental evitar que o automóvel fique ligado na tomada sem nenhuma necessidade.

Contudo, quanto ao descarte das baterias, hoje em dia a lei estipula que a montadora ou a importadora adotem práticas que viabilizem o descarte. Nesse caso, elas contratam outras empresas que efetuam o descarte de forma segura e sem prejudicar o meio ambiente.

A eletricidade em quatro rodas

 Assim como os automóveis com câmbio automático, os elétricos já estão deixando de ser meros artefatos curiosos. Eles estão se tornando uma realidade nas ruas de várias cidades ao redor do mundo.

Apesar de apresentarem fácil manutenção e de serem aliados do estilo de vida sustentável, é fundamental entender como eles funcionam e, também, ter por perto profissionais especializados para sanar problemas.

Portanto, quando o assunto é carro elétrico, entre em contato com a Gaúcha Car, a oficina mecânica em Curitiba sempre pronta para cuidar bem do seu carro, seja ele elétrico ou não.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *