Elétrica

Elétrica Automotiva - Oficina Mecânica em Curitiba

cambio automatico curitiba

De uma forma geral, quando o assunto é conserto e reparo no automóvel, os primeiros itens a serem lembrados são os pneus, os freios ou o combustível.

Alguns motoristas só se lembram da elétrica automotiva quando ela apresenta problemas.

No entanto, a parte elétrica abrange aspectos muito relevantes do automóvel, sendo fundamental tanto para o bom funcionamento dele quanto para a segurança do motorista e demais ocupantes.

Para se ter uma ideia, o simples ato de girar a chave e dar a partida no carro tem relação com o sistema elétrico e as suas peças.

A elétrica automotiva tem como protagonista a “santíssima trindade” bateria, o alternador e o motor de arranque.

A atuação deles funciona da seguinte maneira: a bateria leva a corrente elétrica que é conduzida para todo o sistema de ignição. Esse procedimento, aliado ao combustível, gera a faísca que permite ao motor funcionar, que é auxiliado pela atuação do motor de arranque.

O alternador, por sua vez, produz energia própria utilizando a rotação do motor. Além disso, ele tem o objetivo de recarregar a bateria conforme ela gasta energia para manter o funcionamento dos componentes que necessitam do sistema elétrico.

Por serem parte de um sistema complexo de dispositivos e peças, um único elemento defeituoso na elétrica automotiva já compromete o funcionamento e a segurança do veículo.

É por essa razão que a qualquer indício de problemas, é importante levar o carro a uma oficina mecânica da sua confiança. Dessa maneira é possível sanar o problema antes que ele se agrave.

Possíveis defeitos na elétrica automotiva do seu carro

Se vale a comparação, podemos afirmar que a bateria é o coração do seu carro. É ela que mantém vários detalhes fundamentais funcionando. A bateria, por exemplo, oferece a corrente elétrica necessária para dar a partida no veículo.

É sempre bom averiguar se a bateria não está com o seu prazo de validade vencido. Uma bateria dura em média cerca de 3 anos. Caso a bateria do veículo esteja com a data vencida, ela pode gerar vários defeitos eletrônicos.

Até mesmo o funcionamento dos airbags pode ser comprometido, pois eles necessitam de energia para atuarem de maneira correta.

Outro detalhe importante é verificar se a bateria não está com os seus bornes oxidados. O processo de oxidação dos bornes pode ser evitado diante de uma boa revisão.

Contudo, também é possível realizar alguns testes que verificam a vida útil da bateria do carro. Tais testes afirmam com precisão se a bateria ainda está em condições de ser utilizada ou se ela deve ser substituída.

Como evitar problemas na elétrica do seu carro

É possível adotar algumas medidas básicas para manter o bom funcionamento da elétrica automotiva.

Verifique o Vencimento da Bateria

Uma bateria vencida pode gerar diversos problemas na elétrica como o mau funcionamento de vários componentes do carro.

Bornes Oxidados

Os bornes estão oxidados ou com um pó verde? Isso pode ser um forte indício de falhas na parte elétrica.

Estado da Bateria

A vida útil de uma bateria é relativa, mas dura em média cerca de 3 anos. E aí será que não está na hora de trocá-la?

Deu problema na elétrica do seu carro? Corra para a Gaúcha Car!

Dar a partida, ligar o ar-condicionado, o rádio e vários outros componentes. Se você consegue fazer tudo isso em seu veículo, é por causa da elétrica automotiva.

Agora, se você detectar qualquer problema relacionado ao sistema elétrico entre em contato com a gente e agende uma revisão técnica. Aqui na Gaúcha Car você encontra serviços garantidos para sanar qualquer problema elétrico em seu carro.

Solicite um Orçamento:

Nossa Localização:

CONTATOS:

Telefones:

(41) 3073-2583

(41) 3023-8044

E-mail:

Endereço:

Rua Eugênio Flor, 51

Abranches – Curitiba/PR

REDES SOCIAIS:

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO:

Segunda à Sexta-Feira:

08:00 às 12:00

13:15 às 18:00

Gaúcha Car. Todos os direitos Reservados.