Como garantir a longevidade do seu câmbio automático - Gaúcha Car Menu2
Horário de Funcionamento: Seg a Sex das 08:00 às 18:00 Whatsapp: (41) 3073-2583    

Como garantir a longevidade do seu câmbio automático

Como garantir a longevidade do seu câmbio automático

 

Pouco lembrado até há alguns anos, mas em alta recentemente, o câmbio automático proporciona uma série de vantagens para os motoristas.

 

Conforto, estabilidade para o carro, facilidade para guiar, esses são apenas alguns dos benefícios que esse tipo de câmbio oferece.

 

No entanto, assim como qualquer outro componente de um automóvel, o câmbio automático deve receber alguns cuidados necessários. Desse modo é possível garantir a sua segurança e a longevidade da peça.

 

Sendo assim, nesse artigo preparamos algumas dicas básicas para garantir por muito tempo o bom funcionamento do câmbio automático. Confira!

Entenda o funcionamento do câmbio automático

cambio automático travado

 

O conceito principal do câmbio automático é bastante simples: evitar que o motorista tenha que efetuar as mudanças de marchas.

 

Enquanto nos veículos de câmbio manual o motorista deve “sentir” o instante adequado para trocar a marcha, pisar na embreagem com o pé esquerdo e acionar de forma manual a alavanca de transmissão.

 

Porém, em um carro automático esse tipo de ação não é necessário, pois o sistema de transmissão, de acordo com sua configuração, substitui a ação do motorista na hora de trocar a marcha.

 

Ou seja, é o próprio veículo que tem a função de saber qual é o momento correto para realizar essa mudança. O que resta para o motorista, diante disso, é apenas ajustar a velocidade com o acelerador e o freio.

 

Além do mais, é interessante saber ainda que esse tipo de sistema funciona por meio de um conversor de torque unido ao câmbio. Para isso, ele conta com discos que passam a se movimentar diante da pressão do óleo.

 

No entanto, para que ele ofereça a performance que você espera, é importante ter em mente que esse tipo de câmbio necessita de alguns cuidados simples.

Saiba como manter o seu câmbio automático funcionando bem por muito tempo

 

As vantagens que o câmbio automático oferece são várias. Uma delas é o conforto, pois a condução é bem mais simples, o que facilita muito o ato de dirigir para quem ainda é iniciante.

 

Além disso, diante do trânsito conturbado dos grandes centros urbanos, dirigir um carro que não exige a troca constante de marchas confere mais praticidade e agilidade para o motorista.

 

Contudo, apesar das evidentes vantagens, é necessário levar em consideração que o bom funcionamento desse tipo de câmbio também vai depender do modo como você cuida dele.

 

Quanto mais bem cuidado, mais tempo de uso e benefícios esse câmbio irá proporcionar. Por essa razão, confira a seguir algumas dicas para garantir a longevidade do seu câmbio automático.

Nada de “banguela”

 

Esse é um termo usado que implica na capacidade de andar com o carro desengatado, sem tração, se movimentando apenas pela ação da inércia.

 

Nos carros de câmbio manual tal recurso, supostamente, assegura mais economia de combustível. Por outro lado, adotar essa solução nos câmbios automáticos causa alguns efeitos colaterais nada agradáveis.

 

Um exemplo disso é a redução da rotação do motor, fazendo com que a bomba de óleo funcione de modo mais lento.

 

Além do mais, vale destacar que não há a necessidade de economizar combustível quando se trata de câmbio automático, visto que eles já são projetados para gastar menos quando estão posicionados no modo “drive”.

 

Evite desengatar o câmbio automático mantendo o veículo em movimento

 

 

E falando em modo “drive”, lembre-se que trocar desse modo para o “N” (Neutro) não é nada bom para a saúde do seu carro.

 

Ao efetuar esse procedimento, a transmissão para o veículo e não os freios. Ao longo do tempo isso pode causar falhas graves.

 

Inclusive, os modelos mais recentes não possibilitam que esse tipo de mudança seja realizado, justamente para impedir que o carro seja prejudicado futuramente.

 

Outro aspecto importante é evitar acelerar o seu carro no modo “N”. Isso provoca um enorme desgaste nas cintas da embreagem e, ao contrário do mito propagado por alguns motoristas, não torna o veículo mais veloz.

Nada de modo neutro para parar diante do semáforo

 

Outra dica que envolve o modo “N”, o nosso popular “ponto morto”, é evitar manter o carro nesse modo diante do sinal vermelho. Inclusive, isso serve até mesmo para os automóveis com câmbio manual.

 

Muitos motoristas acreditam que o câmbio é submetido a muito esforço nesse tipo de parada rápida, mas isso é lenda. Utilizar tal procedimento serve apenas para encurtar o tempo de vida do câmbio.

Fique atento para o momento certo de trocar o óleo

 

O óleo não dura para sempre. Essa é uma verdade que muitos motoristas devem encarar e, por isso, se manterem alertas para efetuar a troca no tempo certo.

 

Sobretudo, é normal que o óleo, após um determinado tempo de uso, denote um processo de degradação.

 

Por isso, o ideal é solicitar a atuação de um mecânico de confiança para garantir a troca. O tempo recomendado para a realização da troca de óleo é a cada 3 anos.

 

Mantenha sempre o tanque cheio

 

Dirigir o carro com o tanque quase vazio ou na metade também não ajuda a garantir a longevidade do câmbio automático.

 

O combustível em quantidades reduzidas não proporciona a pressão de fluido adequada. Vale salientar também que o combustível atua lubrificando peças importantes para o bom funcionamento do veículo.

Cuidados simples podem aumentar o tempo de vida do seu câmbio automático

Como garantir a longevidade do seu câmbio automático
.

O câmbio automático já se consolidou como uma boa opção quando o assunto é praticidade e conforto na hora de dirigir

 

Pelo menos para a maioria dos motoristas, esse tipo de câmbio já não é mais encarado como uma “alternativa exótica”, destinada para determinados perfis de público.

 

Distante disso, o câmbio automático está cada vez mais em alta. Por esse motivo, para garantir a longevidade dele, é necessário seguir essas dicas, além também de efetuar visitas regulares ao mecânico, sempre com o intuito de evitar surpresas desagradáveis.

 

A Gaúcha Car é a oficina mecânica em Curitiba que conta com os melhores profissionais e equipamentos qualificados para manter o seu câmbio automático sempre em ordem e proporcionando uma excelente performance.

Deixe um Comentário

Open chat
1
Solicite agora um orçamento!