Trocar ou não o óleo do Câmbio automático? - Gaúcha Car Menu2
Horário de Funcionamento: Seg a Sex das 08:00 às 18:00 Whatsapp: (41) 3073-2583    

Trocar ou não o óleo do Câmbio automático?

Câmbio I-motion - Gaúcha Car

Trocar ou não o óleo do Câmbio automático?

Trocar ou não o óleo do câmbio automático?

Durante muito tempo, vários motoristas torciam o nariz quando ouviam falar em câmbio automático.

Algumas vezes já foram considerados carros destinados para pessoas que possuem necessidades especiais, outras vezes já foram rotulados como artigo de luxo, mas hoje os carros com câmbio automático já fazem parte do acervo de várias marcas famosas.

Além disso, eles já contam com mais aceitação da parte de muitos motoristas, que enxergam neles conforto, estabilidade e facilidade para dirigir.

Trocar ou não trocar o óleo? Eis a questão

É fato que, ao contrário do câmbio manual, o automático possui as suas particularidades, afinal, ele não conta com o recurso da embreagem. Sendo assim, as trocas das marchas são realizadas automaticamente, por uma central eletrônica, conforme a rotação do motor e a velocidade do veículo.

Além disso, cientes de que o câmbio automático conquista cada vez mais adeptos, as marcas já investem na modernização desse tipo de câmbio. Hoje em dia já é possível contar com veículos que disponibilizam de oito e até dez marchas.

Diante das diferenças entre o câmbio automático e manual, é evidente que o modo de manutenção entre um e outro também possui características distintas. Uma delas diz respeito ao ato de trocar o óleo do câmbio. Será que os automáticos exigem essa troca?

Trata-se de uma questão bastante pertinente, afinal, o óleo é importante para o funcionamento do câmbio automático, não apenas pelo fato de acionar as mudanças de engrenagem, como também para preservar o equipamento com redução de atrito e temperatura.

Sendo assim, para efetuar ou não a troca, é preciso levar em conta antes as características do carro e as recomendações de cada fabricante, pois esse procedimento varia entre um modelo e outro.

 

Troca de óleo do câmbio automático nos automóveis usados

 

Muitos motoristas optam por comprar um carro mais antigo com câmbio automático. No entanto, não sabem como proceder quando o assunto é troca do óleo.

Nesse caso, é fundamental dar uma olhada no manual de revisões para saber se o óleo já foi substituído na revisão ou se é necessária a troca.

Além do mais, veja também como está nível e o estado do óleo do câmbio automático. O ideal para esse procedimento é solicitar os serviços de uma oficina mecânica especializada.

Se o carro não está em um bom estado, normalmente é recomendada que a troca seja realizada aos 40.000, 80.000 ou 120.000 km e assim por diante. Muitos motoristas preferem efetuar a troca de todos os fluidos de uma vez e já aproveitam para fazer o mesmo com o câmbio.

Nessa situação, se o carro contar com manual do proprietário, veja qual é a especificação exata do óleo do câmbio automático e realize a compra apenas desse tipo de lubrificante. Assim você não compra de forma equivocada, pois isso pode resultar em danos à transmissão e um custo alto para conserto.

O câmbio automático apresenta várias vantagens, porém gera algumas dúvidas

No caso da troca de óleo, é importante que o proprietário fique por dentro do que cada fabricante recomenda, pois isso pode evitar grandes problemas e prejuízos.

Por isso, não deixe também de consultar uma oficina mecânica especializada. A Gaúcha Car, nesse caso, oferece todos os recursos necessários para a verificação e troca de óleo do câmbio automático.

Deixe um Comentário