5 coisas que você não deve fazer com o câmbio automático - Gaúcha Car Menu2
Horário de Funcionamento: Seg a Sex das 08:00 às 18:00 Whatsapp: (41) 3073-2583    

 5 coisas que você não deve fazer com o câmbio automático

cambio automático

 5 coisas que você não deve fazer com o câmbio automático

Que os carros com câmbio automático caíram nas graças de muitos motoristas já não há dúvidas. Se antes eles eram uma mera curiosidade, hoje em dia a situação já é diferente e os automáticos já contam com boa aceitação dos consumidores.

As razões para isso são bem evidentes: são práticos, seguros, confortáveis e fáceis de dirigir, ou seja, requisitos fundamentais quando se trata do mundo automotivo.

Vale mencionar que vários modelos lançados recentemente apresentam esse tipo de câmbio. Eles realmente estão em alta.

No entanto, para que todo esse conforto, praticidade, facilidade e segurança continuem sendo as características fundamentais dos câmbios automáticos, é necessário saber como garantir a eficiência e a longevidade dele, evitando determinadas ações que o prejudicam.

Se você tem – ou pretende ter um carro com câmbio automático – vale dar uma conferida nos tópicos a seguir.

Como funciona o câmbio automático?

O princípio básico do câmbio automático é evitar que o motorista efetue a mudança de marchas no veículo enquanto dirige. Isso já traz algumas mudanças na estrutura do veículo.

Quem entra em um carro que possui esse tipo de câmbio vai reparar que o pedal da embreagem não existe. Em suma, nos automáticos as únicas preocupações do motorista são frear e acelerar.

Saiba nesse post o que é mito e o que é verdade sobre câmbio automático

De uma forma geral, a gente pode afirmar que é o próprio carro que fica encarregado de saber qual é o instante certo para fazer a mudança de marcha. Sendo assim, o que resta para o motorista é apenas ajustar a velocidade do carro com o acelerador e o freio.

Além disso, é relevante saber ainda que esse tipo de sistema funciona por meio de um conversor de torque unido ao câmbio. Para isso, ele apresenta discos que iniciam um movimento diante da pressão de óleo.

Que o câmbio automático é vantajoso você já sabe, porém, para que ele assegure a performance que é característica dele, é fundamental colocar alguns cuidados simples referentes a esse câmbio.

5 ações que você deve evitar com o câmbio automático

Os benefícios que o câmbio automático garante são vários. Um deles é o conforto, pois o processo de dirigir se torna mais simples. Isso é muito válido para quem está aprendendo a dirigir, por exemplo, pois torna ainda mais fácil a condução do carro.

Além do mais, no trânsito caótico das grandes cidades, guiar um automóvel que não demanda a mudança constante de marchas, proporcionando ainda mais praticidade e agilidade para quem está atrás do volante.

No entanto, ainda que as vantagens sejam visíveis, é preciso levar em conta que o funcionamento adequado desse tipo de câmbio também vai depender do modo como o motorista vai garantir a manutenção dele.

Quanto mais atenção o proprietário do carro conferir para o câmbio, mais tempo de uso e vantagens esse câmbio vai proporcionar. Diante disso, vale conferir aqui 5 dicas para garantir a longevidade do seu câmbio automático.

1 – Não utilize a “banguela”

 A “banguela”, no cotidiano dos motoristas, consiste na possibilidade de guiar o automóvel desengatado, sem nenhuma tração, fazendo o carro se movimentar apenas por causa da ação da inércia.

O objetivo desse recurso, nos carros de câmbio manual é promover economia de combustível. Porém, além de ser perigosa (inclusive para os manuais) o uso da banguela câmbios automáticos também não é recomendado.

Inclusive, essa prática provoca alguns prejuízos, como, por exemplo, a diminuição da rotação do motor, impedindo que a bomba de óleo funcione de modo adequado.

Além disso, é válido salientar que não é preciso economizar combustível quando se trata de um carro com câmbio automático, pois os veículos são desenvolvidos para gastar menos quando estão posicionados no modo “drive”.

2 – Não desengate o câmbio automático com o carro em movimento

 Quando se trata do modo “drive”, é sempre bom lembrar que mudar desse modo para o “N” (Neutro) pode trazer danos para o seu carro.

Isso causa prejuízos porque ocorre a transmissão para o veículo e não os freios. Ao longo do tempo o carro começa a sentir esse impacto e passa a apresentar problemas.

Além disso, os modelos mais recentes não permitem que esse tipo de mudança brusca seja feita, justamente para evitar que o automóvel seja prejudicado futuramente.

Outro ponto bastante pertinente é evitar acelerar o seu veículo no modo “N”. Ao fazer isso você pode provocar um enorme desgaste nas cintas da embreagem. Alguns motoristas acreditam que acelerar no modo N torna o carro mais veloz. Isso é um equívoco.

3 – Não utilize o modo neutro ao parar diante do semáforo

 O modo “N” (que no dia a dia de muitos motoristas é o famoso “ponto morto”) não deve ser acionado na hora de parar diante do sinal vermelho. Essa dica é importante também para os automóveis com câmbio manual.

Lembre-se que tal procedimento serve apenas para encurtar o tempo de vida do seu câmbio automático.

4 – Não esqueça do tempo certo para trocar o óleo

 O óleo do seu carro não vai durar para sempre. Encare essa verdade. É normal que o óleo, após um determinado tempo de uso, denote um processo de degradação.

Por causa disso, é muito importante contratar os serviços de um mecânico da sua confiança para garantir a troca. O tempo médio para a realização da troca de óleo é a cada 3 anos ou em média a cada 50.000 km dependendo do tipo de transmissão.

Falando em óleo, entenda os perigos de usar óleo de má qualidade em seu carro

5Nunca coloque no “P” (parking) antes que ele pare completamente

Quando seu carro está na posição ”P” a transmissão fica travada, por isso as rodas não se movem. Quando você engata o “P”, um pino trava o eixo da transmissão que é conectado as rodas do carro, porém se o carro ainda estiver em movimento e você fizer isso, o pino de trava ou o eixo poderão quebrar-se a ponto de inutiliza-los.

O câmbio automático representa várias vantagens para os motoristas

 Ele é prático, traz facilidades e conforto para a condução do carro. Não é por acaso que atualmente eles estão em alta.

Porém, assim como qualquer componente de um veículo precisa de atenção e manutenção, o câmbio automático também. Por essa razão, é importante poder contar com uma oficina mecânica capacitada para revisar o seu câmbio.

A Gaúcha Car é a oficina mecânica em Curitiba que conta com os profissionais e os materiais adequados para fazer a correta manutenção do seu câmbio automático e outros serviços.

Deixe um Comentário

Open chat
1
solicite um orçamento!