Câmbio AL4 | Conheça esse câmbio presente na maioria dos veículos franceses
O câmbio automático AL4, fabricado pela Peugeot, foi lançado no mercado nacional no ano de 2001 e trata-se de um câmbio de 4 velocidades. Ele é muito utilizado nos Citroens, Peugeots e nos Renaults.
Esse câmbio conta com um sistema sequencial composto por quatro marchas à frente e uma marcha à ré, suportando o torque de 210 Nm.
O AL4 ainda apresenta gerenciamento eletrônico que funciona por meio de um módulo exclusivo para realizar o controle de seleção de marchas.
O câmbio AL4 se adapta ao estilo de direção do motorista. Na grelha da alavanca de mudanças, o condutor pode escolher as alternativas P (Parking), N (Neutro), R (Reverse) e D (Drive).
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Quais as principais características do câmbio AL4
O câmbio AL4 apresenta uma série de benefícios que tornam o ato de dirigir mais confortável e leve. No entanto, nem tudo é uma maravilha no universo dos câmbios automáticos, pois ele também traz algumas desvantagens.
Alguns exemplos disso são alguns trancos quando é feita a troca da primeira marcha para a segunda. Ele também entra em emergência na terceira marcha quando tem fuga de pressão.
Além disso, ele é bastante conhecido pelos mecânicos, pois ele é presença constante nas oficinas devido ao surgimento de problemas.
O câmbio AL4 utiliza um fluido de transmissão considerado caro. Sendo assim, pelo fato dos motoristas não costumarem trocar o fluido desse câmbio, a vida útil dele se torna mais curta.
É importante saber que nem toda oficina possui equipamento necessário para que o óleo seja completamente esgotado da caixa AL4, permanecendo parte dele no conversor de torque. Sendo assim, cuidado no momento de escolher o profissional que irá executar o serviço.
O óleo retirado da caixa não pode em hipótese alguma ser reutilizado. Por isso, o procedimento mais recomendado em tal situação é descartá-lo de maneira correta para não agredir o meio ambiente.
Para garantir uma troca segura e correta do óleo, o ideal é levar o carro em uma oficina mecânica da sua confiança.
Os principais defeitos do câmbio AL4
Os primeiros indícios de que algo não vai bem com o câmbio AL4 podem ser detectados facilmente pelo motorista. Sendo assim, veja abaixo algumas das principais falhas do câmbio AL4.
Trancos
A partir do momento em que o condutor notar que o carro apresenta trancos na hora da troca de marchas, isso é um sinal claro que o sistema do câmbio não está operando de maneira adequada.
Uma das causas deste problema ocorre na cinta de frenagem, pois o desgaste desta peça faz com que não seja possível travar o conjunto do redutor planetário.
Essa condição obriga o câmbio a trabalhar acima do seu limite, ocasionando o desgaste prematuro das peças.
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Veículo começa a patinar
Se o veículo começar a patinar e apresentar leve perda de tração nas arrancadas e nas trocas de marcha, isso já é sinal de um defeito mais sério.
Quando o carro apresenta esse comportamento, isso é uma indicação que os componentes internos já apresentam desgaste e apenas uma revisão completa da caixa de câmbio pode sanar o problema.
Luzes no painel
Quando há algum problema afetando o câmbio AL4, luzes de alerta se acendem no painel do carro.
A ocorrência do chamado “Derrame”
Outra falha bastante comum no câmbio AL4, quase tão frequente como o das cintas e das válvulas solenoides, é o que ocorre com as peças conhecidas como anéis de vedação.
Essas aos poucos começam a perder a capacidade de vedar e com isso é detectado um problema conhecido como ‘derrame’. Ele é basicamente um vazamento na parte interna da transmissão e demanda a reposição de um novo kit de vedação.
Entrada no modo de emergência
Quando o câmbio só consegue engatar na terceira, há a probabilidade de existir falhas no fluido e em outros componentes de sistema.
Algumas dessas falhas podem desaparecer quando o motorista desliga e liga o carro novamente. Contudo, mais tarde esses defeitos são detectados de novo.
O veredito final sobre o câmbio AL4
O câmbio AL4, assim como qualquer outro, apresenta um tempo de vida útil que depende de uma troca criteriosa de seu fluido. Porém, o prazo de validade aproximado é de 40 a 60 mil quilômetros dependendo do tipo de uso.
Contudo, isso não significa que a pouca durabilidade dessa transmissão se baseia apenas nessa característica. É preciso levar em conta que os seus componentes são comprovadamente mais frágeis. Faltam peças mais resistentes para que o câmbio AL4 tenha uma boa longevidade.
Avaliando os prós e os contras, ao analisar esse câmbio é necessário rever tudo o que ele ofereceu até apresentar os defeitos. Além disso, o conforto que ele proporciona permite que o câmbio AL4 cumpra bem a sua missão.
Entre vantagens e desvantagens, o AL4 tem a sua relevância quando o assunto é câmbio automático. Portanto, para sanar qualquer problema com esse ou outro câmbio, procure ajuda especializada.
Aqui na Gaúcha Car a troca do óleo do câmbio AL4 é feita por diálise, onde se utiliza um equipamento importado, especifico para essa atividade, este procedimento apresenta 100% de qualidade e com certeza uma garantia de prevenção no câmbio automático do seu veículo.
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