Câmbio AL4 |Conheça esse câmbio presente na maioria dos veículos franceses - Gaúcha Car Menu2
Horário de Funcionamento: Seg a Sex das 08:00 às 18:00 Whatsapp: (41) 3073-2583    

Câmbio AL4

cambio automatico

Câmbio AL4

Câmbio AL4 | Conheça esse câmbio presente na maioria dos veículos franceses

 

 

O câmbio automático AL4, fabricado pela Peugeot, foi lançado no mercado nacional no ano de 2001 e trata-se de um câmbio de 4 velocidades. Ele é muito utilizado nos Citroens, Peugeots e nos Renaults.

 

Esse câmbio conta com um sistema sequencial composto por quatro marchas à frente e uma marcha à ré, suportando o torque de 210 Nm.

 

O AL4 ainda apresenta gerenciamento eletrônico que funciona por meio de um módulo exclusivo para realizar o controle de seleção de marchas.Câmbio automatico Al4 curitiba

 

 

O câmbio AL4 se adapta ao estilo de direção do motorista. Na grelha da alavanca de mudanças, o condutor pode escolher as alternativas P (Parking), N (Neutro), R (Reverse) e D (Drive).

Leia aqui 10 perguntas e respostas sobre câmbio automático

Quais as principais características do câmbio AL4

 

O câmbio AL4 apresenta uma série de benefícios que tornam o ato de dirigir mais confortável e leve. No entanto, nem tudo é uma maravilha no universo dos câmbios automáticos, pois ele também traz algumas desvantagens.

 

Alguns exemplos disso são alguns trancos quando é feita a troca da primeira marcha para a segunda. Ele também entra em emergência na terceira marcha quando tem fuga de pressão.

 

Além disso, ele é bastante conhecido pelos mecânicos, pois ele é presença constante nas oficinas devido ao surgimento de problemas.

 

O câmbio AL4 utiliza um fluido de transmissão considerado caro. Sendo assim, pelo fato dos motoristas não costumarem trocar o fluido desse câmbio, a vida útil dele se torna mais curta.

 

É importante saber que nem toda oficina possui equipamento necessário para que o óleo seja completamente esgotado da caixa AL4, permanecendo parte dele no conversor de torque. Sendo assim, cuidado no momento de escolher o profissional que irá executar o serviço.

 

O óleo retirado da caixa não pode em hipótese alguma ser reutilizado. Por isso, o procedimento mais recomendado em tal situação é descartá-lo de maneira correta para não agredir o meio ambiente.

 

Para garantir uma troca segura e correta do óleo, o ideal é levar o carro em uma oficina mecânica da sua confiança.

 

Os principais defeitos do câmbio AL4

 

Os primeiros indícios de que algo não vai bem com o câmbio AL4 podem ser detectados facilmente pelo motorista. Sendo assim, veja  abaixo algumas das principais falhas do câmbio AL4.

 

Trancos

 

A partir do momento em que o condutor notar que o carro apresenta trancos na hora da troca de marchas, isso é um sinal claro que o sistema do câmbio não está operando de maneira adequada.

 

Uma das causas deste problema ocorre na cinta de frenagem, pois o desgaste desta peça faz com que não seja possível travar o conjunto do redutor planetário.

 

Essa condição obriga o câmbio a trabalhar acima do seu limite, ocasionando o desgaste prematuro das peças.

Você conhece o câmbio Dualogic? Clique aqui e fique por dentro desse câmbio automático

 

Veículo começa a patinar

 

Se o veículo começar a patinar e apresentar leve perda de tração nas arrancadas e nas trocas de marcha, isso já é sinal de um defeito mais sério.

 

Quando o carro apresenta esse comportamento, isso é uma indicação que os componentes internos já apresentam desgaste e apenas uma revisão completa da caixa de câmbio pode sanar o problema.

 

Luzes no painel

 

Quando há algum problema afetando o câmbio AL4, luzes de alerta se acendem no painel do carro.

 

A ocorrência do chamado “Derrame”

 

Outra falha bastante comum no câmbio AL4, quase tão frequente como o das cintas e das válvulas solenoides, é o que ocorre com as peças conhecidas como anéis de vedação.

 

Essas aos poucos começam a perder a capacidade de vedar e com isso é detectado um problema conhecido como ‘derrame’. Ele é basicamente um vazamento na parte interna da transmissão e demanda a reposição de um novo kit de vedação.

 

Entrada no modo de emergência

 

Quando o câmbio só consegue engatar na terceira, há a probabilidade de existir falhas no fluido e em outros componentes de sistema.

 

Algumas dessas falhas podem desaparecer quando o motorista desliga e liga o carro novamente. Contudo, mais tarde esses defeitos são detectados de novo.

 

O veredito final sobre o câmbio AL4

 

O câmbio AL4, assim como qualquer outro, apresenta um tempo de vida útil que depende de uma troca criteriosa de seu fluido. Porém, o prazo de validade aproximado é de 40 a 60 mil quilômetros dependendo do tipo de uso.

 

oficina especializada cambio Al4

 

Contudo, isso não significa que a pouca durabilidade dessa transmissão se baseia apenas nessa característica. É preciso levar em conta que os seus componentes são comprovadamente mais frágeis. Faltam peças mais resistentes para que o câmbio AL4 tenha uma boa longevidade.

 

Avaliando os prós e os contras, ao analisar esse câmbio é necessário rever tudo o que ele ofereceu até apresentar os defeitos. Além disso, o conforto que ele proporciona permite que o câmbio AL4 cumpra bem a sua missão.

 

Entre vantagens e desvantagens, o AL4 tem a sua relevância quando o assunto é câmbio automático. Portanto, para sanar qualquer problema com esse ou outro câmbio, procure ajuda especializada.

 

Aqui na Gaúcha Car a troca do óleo do câmbio AL4 é feita por diálise, onde se utiliza um equipamento importado, especifico para essa atividade, este procedimento apresenta 100% de qualidade e com certeza uma garantia de prevenção no câmbio automático do seu veículo.

Manutenção em câmbio automático em Curitiba é na Gaúcha Car!

Deixe um Comentário

Open chat
1
Solicite agora um orçamento!