Câmbio I-Motion - Conheça os prós e os contras deste tipo de câmbio - Gaúcha Car Menu2
Horário de Funcionamento: Seg a Sex das 08:00 às 18:00 Whatsapp: (41) 3073-2583    

Câmbio I-Motion – Conheça os prós e os contras deste tipo de câmbio

Câmbio I-motion - Gaúcha Car

Câmbio I-Motion – Conheça os prós e os contras deste tipo de câmbio

O câmbio I-Motion é o câmbio automatizado utilizado nos veículos da Volkswagen. Ele consiste em uma caixa manual de 5 velocidades com embreagem robotizada, o que dispensa o uso do pedal da esquerda.

Apesar de ter sido produzido pela Volkswagen, ele é muito semelhante ao câmbio Dualogic da Fiat. Praticamente ambos possuem o mesmo sistema.

Esse câmbio não possui o pedal de embreagem e nem alavanca de câmbio trocável. Ele conta com um joystick em que o motorista pode selecionar os comandos. Além disso, esse câmbio disponibiliza para o condutor o modo mecânico e automático.

No modo automático o veículo vai da primeira a quinta marcha sozinho. Enquanto que no modo mecânico o motorista é o responsável por efetuar as trocas das marchas, porém sem necessitar pisar na embreagem.

Não é considerado um câmbio muito confortável, pois as trocas de marchas não são suaves como as de um automático convencional. De uma forma geral, o I-Motion conta com várias características. Nesse caso é fundamental medir os seus prós e contras.

Câmbio I-Motion e os trancos na hora da troca de marchas

Entre os prós e os contras do I-Motion, uma das grandes reclamações dos motoristas faz referência aos trancos durante a mudança de marchas.

Os trancos se tornam mais intensos caso o motorista realize a troca de marchas com o pé fundo no acelerador ou com o botão “S” pressionado. Tal botão faz com que a direção do veículo entre no modo “Sport” e as trocas de marchas são feitas a mais de 5000 RPMs.

Diante disso, a presença dos trancos é inevitável. Ou seja, mesmo em um carro automático as trocas das marchas serão percebidas se o giro do motor estiver no máximo.

A melhor maneira para reduzir esses engasgos durante a mudança das marchas é aliviar um pouco o pé ao perceber as trocas das marchas.

Quanto à vida útil, a do câmbio automatizado não é tão longa. Isso ocorre devido ao tipo de sistema usado e também pelo desgaste comum do tempo de uso.

As vantagens do câmbio I-Motion

Apesar dos famosos trancos na hora de dirigir, é válido ter em mente que esse câmbio automatizado também conta com alguns benefícios. Entre eles vale mencionar alguns abaixo.

Menor consumo de combustível

 O I-Motion, como um bom automatizado não bebe tanto combustível quanto os automáticos. Isso ocorre pelo fato de que o mesmo não possui o conversor de torque que substitui a embreagem nos automáticos.

O câmbio I-motion tem baixo custo de manutenção

 Por ter várias semelhanças com um câmbio tradicional, ele não apresenta gastos excessivos com manutenção e revisão. Nos câmbios automatizados, a principal exigência de manutenção diz respeito à troca de embreagem.


Seu carro anda bebendo muito? Veja mais sobre a limpeza de bicos, pois ela pode ser a solução para a bebedeira do seu veículo


Aplicação

 Por ser considerado um câmbio mais leve, pode tranquilamente ser aplicado em motores menores.

Preço do câmbio I-motion

 Além de ser mais simples, há vários componentes de uma transmissão convencional, se beneficiando da economia de escala. No entanto, o de dupla embreagem é o mais caro.

Dicas para dirigir um carro com câmbio I-Motion

Famoso por causa dos trancos durante as mudanças de marchas, nem todos os motoristas se adaptam a esse câmbio. Sendo assim, ao dirigir um carro com o câmbio automatizado I-Motion é importante conhecer alguns macetes que o tornarão mais confortável.

Entretanto, não é uma boa ideia que o motorista “segure” o carro utilizando o acelerador por muito tempo. Isso pode gerar um aquecimento excessivo do motor.

Em tais circunstâncias a ação mais recomendada é utilizar o freio. Além disso, ao efetuar a arrancada em uma subida íngreme, é comum o carro recuar muito. Caso haja um veículo atrás, isso poderá provocar uma batida.

Esse recuo ocorre porque os sensores não conseguem identificar de maneira precisa a inclinação a ponto de promover um movimento mais rápido do fechamento da embreagem, impossibilitando o retorno.

Por isso, para evitar esses e outros probleminhas ao dirigir um veículo equipado com câmbio I-Motion, confira algumas dicas.

Mantenha o pé esquerdo parado

 Nos automóveis com câmbio automatizado, o condutor não tem a necessidade de pisar na embreagem. Além disso, manter o pé esquerdo parado, em repouso, sem uso, é a grande dificuldade para motoristas pouco habituados a esse tipo de modelo.

No entanto, ainda assim evite ao máximo utilizar o pé esquerdo no freio. Caso isso ocorra, a tendência será o carro dar o famoso e incômodo tranco.

Na hora de dar a partida

 Antes de girar a chave para dar a partida no carro não esqueça de pisar no freio. Em seguida passe o câmbio da posição N (Neutro) para D (Drive) ou M (Manual).

Depois tire o pé do freio e libere o freio de mão. Por fim, comece a acelerar o carro aos poucos.

Dirigir na posição D

 Ao optar pelo modo Drive o carro vai efetuar as trocas de marcha e o motorista terá o único trabalho de controlar a aceleração. Para reduzir a velocidade é preciso diminuir a aceleração e frear de maneira suave.

Dirigir na posição M

 Ao optar pelo modo manual, o motorista deverá realizar as mudanças de marcha, porém sem pisar na embreagem. Para isso, basta apenas controlar a aceleração e desaceleração e efetuar as mudanças de marcha no próprio câmbio ou nas borboletas presentes no volante.

Caso for efetuar a troca de marcha no próprio câmbio, vale salientar que para subir a marcha é necessário fazer um toque para frente. Já para descer é necessário efetuar um toque para trás.

A troca de marcha na borboleta funciona do seguinte modo: para subir a marcha é preciso acionar a borboleta da direita. Para descer a marcha é preciso acionar a da esquerda.


Tem dúvidas sobre câmbio automático? Neste post esclarecemos as 10 principais questões sobre o assunto


Engatando a ré com o câmbio I-motion

 É uma manobra bastante simples. Para isso é necessário parar o carro e em seguida colocar o câmbio na posição R.

O câmbio I-Motion da Volkswagen já deixou de ser utilizado

 Apesar das vantagens do câmbio I-motion , as desvantagens serviram também para desestimular muitos motoristas a investirem nele.

Porém, alguns carros ainda contam com esse tipo de câmbio. Portanto, se você possui um carro equipado com um I-motion ou conhece alguém que tenha, não deixe de levar o veículo em oficinas mecânicas qualificadas.

A Gaúcha Car é uma oficina mecânica em Curitiba especializada em câmbio automático e pode solucionar qualquer problema no seu veículo. Temos profissionais altamente capacitados e equipamentos de ultima geração para detectar os principais problemas automotivos.

Deixe um Comentário

Open chat
1
Solicite um orçamento!