O câmbio I-Motion é o câmbio automatizado utilizado nos veículos da Volkswagen. Ele consiste em uma caixa manual de 5 velocidades com embreagem robotizada, o que dispensa o uso do pedal da esquerda.
Apesar de ter sido produzido pela Volkswagen, ele é muito semelhante ao câmbio Dualogic da Fiat. Praticamente ambos possuem o mesmo sistema.
Esse câmbio não possui o pedal de embreagem e nem alavanca de câmbio trocável. Ele conta com um joystick em que o motorista pode selecionar os comandos. Além disso, esse câmbio disponibiliza para o condutor o modo mecânico e automático.
No modo automático o veículo vai da primeira a quinta marcha sozinho. Enquanto que no modo mecânico o motorista é o responsável por efetuar as trocas das marchas, porém sem necessitar pisar na embreagem.
Não é considerado um câmbio muito confortável, pois as trocas de marchas não são suaves como as de um automático convencional. De uma forma geral, o I-Motion conta com várias características. Nesse caso é fundamental medir os seus prós e contras.
Câmbio I-Motion e os trancos na hora da troca de marchas
Entre os prós e os contras do I-Motion, uma das grandes reclamações dos motoristas faz referência aos trancos durante a mudança de marchas.
Os trancos se tornam mais intensos caso o motorista realize a troca de marchas com o pé fundo no acelerador ou com o botão “S” pressionado. Tal botão faz com que a direção do veículo entre no modo “Sport” e as trocas de marchas são feitas a mais de 5000 RPMs.
Diante disso, a presença dos trancos é inevitável. Ou seja, mesmo em um carro automático as trocas das marchas serão percebidas se o giro do motor estiver no máximo.
A melhor maneira para reduzir esses engasgos durante a mudança das marchas é aliviar um pouco o pé ao perceber as trocas das marchas.
Quanto à vida útil, a do câmbio automatizado não é tão longa. Isso ocorre devido ao tipo de sistema usado e também pelo desgaste comum do tempo de uso.
As vantagens do câmbio I-Motion
Apesar dos famosos trancos na hora de dirigir, é válido ter em mente que esse câmbio automatizado também conta com alguns benefícios. Entre eles vale mencionar alguns abaixo.
Menor consumo de combustível
O I-Motion, como um bom automatizado não bebe tanto combustível quanto os automáticos. Isso ocorre pelo fato de que o mesmo não possui o conversor de torque que substitui a embreagem nos automáticos.
O câmbio I-motion tem baixo custo de manutenção
Por ter várias semelhanças com um câmbio tradicional, ele não apresenta gastos excessivos com manutenção e revisão. Nos câmbios automatizados, a principal exigência de manutenção diz respeito à troca de embreagem.
Aplicação
Por ser considerado um câmbio mais leve, pode tranquilamente ser aplicado em motores menores.
Preço do câmbio I-motion
Além de ser mais simples, há vários componentes de uma transmissão convencional, se beneficiando da economia de escala. No entanto, o de dupla embreagem é o mais caro.
Dicas para dirigir um carro com câmbio I-Motion
Famoso por causa dos trancos durante as mudanças de marchas, nem todos os motoristas se adaptam a esse câmbio. Sendo assim, ao dirigir um carro com o câmbio automatizado I-Motion é importante conhecer alguns macetes que o tornarão mais confortável.
Entretanto, não é uma boa ideia que o motorista “segure” o carro utilizando o acelerador por muito tempo. Isso pode gerar um aquecimento excessivo do motor.
Em tais circunstâncias a ação mais recomendada é utilizar o freio. Além disso, ao efetuar a arrancada em uma subida íngreme, é comum o carro recuar muito. Caso haja um veículo atrás, isso poderá provocar uma batida.
Esse recuo ocorre porque os sensores não conseguem identificar de maneira precisa a inclinação a ponto de promover um movimento mais rápido do fechamento da embreagem, impossibilitando o retorno.
Por isso, para evitar esses e outros probleminhas ao dirigir um veículo equipado com câmbio I-Motion, confira algumas dicas.
Mantenha o pé esquerdo parado
Nos automóveis com câmbio automatizado, o condutor não tem a necessidade de pisar na embreagem. Além disso, manter o pé esquerdo parado, em repouso, sem uso, é a grande dificuldade para motoristas pouco habituados a esse tipo de modelo.
No entanto, ainda assim evite ao máximo utilizar o pé esquerdo no freio. Caso isso ocorra, a tendência será o carro dar o famoso e incômodo tranco.
Na hora de dar a partida
Antes de girar a chave para dar a partida no carro não esqueça de pisar no freio. Em seguida passe o câmbio da posição N (Neutro) para D (Drive) ou M (Manual).
Depois tire o pé do freio e libere o freio de mão. Por fim, comece a acelerar o carro aos poucos.
Dirigir na posição D
Ao optar pelo modo Drive o carro vai efetuar as trocas de marcha e o motorista terá o único trabalho de controlar a aceleração. Para reduzir a velocidade é preciso diminuir a aceleração e frear de maneira suave.
Dirigir na posição M
Ao optar pelo modo manual, o motorista deverá realizar as mudanças de marcha, porém sem pisar na embreagem. Para isso, basta apenas controlar a aceleração e desaceleração e efetuar as mudanças de marcha no próprio câmbio ou nas borboletas presentes no volante.
Caso for efetuar a troca de marcha no próprio câmbio, vale salientar que para subir a marcha é necessário fazer um toque para frente. Já para descer é necessário efetuar um toque para trás.
A troca de marcha na borboleta funciona do seguinte modo: para subir a marcha é preciso acionar a borboleta da direita. Para descer a marcha é preciso acionar a da esquerda.
Engatando a ré com o câmbio I-motion
É uma manobra bastante simples. Para isso é necessário parar o carro e em seguida colocar o câmbio na posição R.
O câmbio I-Motion da Volkswagen já deixou de ser utilizado
Apesar das vantagens do câmbio I-motion , as desvantagens serviram também para desestimular muitos motoristas a investirem nele.
Porém, alguns carros ainda contam com esse tipo de câmbio. Portanto, se você possui um carro equipado com um I-motion ou conhece alguém que tenha, não deixe de levar o veículo em oficinas mecânicas qualificadas.
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