Câmbio CVT - Saiba tudo sobre esse tipo de câmbio automático - Gaúcha Car Menu2
Horário de Funcionamento: Seg a Sex das 08:00 às 18:00 Whatsapp: (41) 3073-2583    

Câmbio CVT – Saiba tudo sobre esse tipo de câmbio automático

cambio automatico curitiba

Câmbio CVT – Saiba tudo sobre esse tipo de câmbio automático

Câmbio CVT

O câmbio automático é um assunto bastante rico no universo automotivo. Alguns motoristas adoram, outros nem tanto. Porém, é fato que pouca gente conhece as suas características e os procedimentos para mantê-los funcionando sempre com qualidade e segurança.

 

Um dos tipos de câmbio automático é conhecido como CVT, sendo utilizado não apenas em automóveis, mas também em motocicletas e até mesmo em jet skis.

 

O câmbio CVT, sigla em inglês para Transmissão Contínua Variável, é um câmbio diferente do câmbio automático convencional. O CVT conta com cintas de aço e duas polias variáveis que alteram as suas velocidades simultaneamente de acordo com as rotações do motor.

 

cambio cvt

Entenda mais sobre o funcionamento do câmbio CVT

 

O câmbio CVT não apresenta marchas, mas sim polias de diferentes tamanhos. Além das polias, ele conta com uma cinta de aço.

 

As polias se abrem para que a relação entre elas tenha condições de variar, possibilitando que o motor consiga transferir o seu movimento para o automóvel de maneira linear e com aumento gradual da rotação.

cambio cvt curitiba

 

Desse modo, o carro com câmbio CVT não conta com marchas pré-definidas. Por não ter marchas, o motorista não sente as mudanças. Sendo assim, a transmissão sempre está na faixa de aproveitamento máximo do motor, conforme a pressão feita no pedal do acelerador.

 

Pelo fato dele conferir para o carro um funcionamento suave e mais economia de combustível, o câmbio CVT é o mais recomendado para os motoristas que possuem modelos híbridos.

 

É interessante lembrar que a dinâmica que atualmente rege o câmbio CVT já era estudada há muito tempo, no século XV, pelo artista e inventor italiano Leonardo Da Vinci.

 

A dirigibilidade em um automóvel com câmbio CVT

 

Para todos os motoristas, o sistema do câmbio CVT possui os mesmos detalhes de um carro automático comum. Ou seja, ele conta com apenas dois pedais e uma alavanca de câmbio com a definição de ré, ponto morto e outras configurações de uso.

Confira neste post as 10 perguntas e respostas mais comuns sobre câmbio automático

 

Porém, a experiência de dirigibilidade é outra, pois com o câmbio CVT o motorista não percebe os “engasgos” provocados pela troca de marcha. Isso ocorre porque a transmissão apenas aumenta ou reduz de acordo com a demanda do motor, variando de modo contínuo.

 

O benefício e também a desvantagem do câmbio CVT

 

Esse tipo de sistema de câmbio proporciona uma série de vantagens para os motoristas. Por outro lado, há também alguns pontos fracos. Entre os benefícios vale mencionar a economia. Ele não consome uma grande quantidade de combustível.

 

Porém, é sempre importante levar em consideração o fato de que essa economia depende de algumas variáveis, tais como a periodicidade das manutenções no automóvel e o modo como o motorista dirige.

 

A desvantagem do câmbio CVT é que, caso o óleo não seja trocado de maneira periódica, é possível que os discos sejam atingidos por impurezas e o custo para o conserto é bastante caro.

 

A manutenção do câmbio CVT

 

É verdade que o CVT possui um funcionamento mecânico considerado mais simples. Entretanto, isso não é um indício de que mantê-lo sempre funcionando de forma adequada é mais fácil.

 

O câmbio CVT possui muitos componentes eletrônicos que ajustam sua atividade. Por isso, é fundamental deixar o seu carro nas mãos de mecânicos experientes. Da mesma forma, a manutenção preventiva é a melhor opção quando se trata de câmbio CVT.

 

Por essa razão, é importante sempre ficar atento ao período correto da troca do fluido do câmbio e do líquido de arrefecimento do motor.

 

Isso ocorre pelo fato de que esse tipo de câmbio possui polias. Esses componentes são importantes para o funcionamento do câmbio e a atuação delas só é eficiente com o fluido devidamente revisado.

 

As polias estão em atrito constante e, por causa disso, podem sofrer superaquecimento. Por isso, o líquido de arrefecimento do motor auxilia a manter a temperatura do sistema sempre em um nível adequado.

 

É importante, no caso da manutenção, você informar ao mecânico número de marchas do veículo. O modelo mais barato, que conta com quatro marchas, é considerado o menos eficiente, portanto ele pode apresentar falhas com mais frequência.

 

O câmbio de 8 marchas, que é utilizado apenas em carros de luxo, apresenta um desempenho melhor, porém a manutenção se torna mais complexa.

 

Modelos de automóveis que possuem câmbio CVT

 

Hoje em dia é possível encontrar vários modelos que contam com esse tipo de câmbio. Alguns deles são:

 

Nissan Kicks

 

O  Kicks é um dos automóveis mais conhecidos da Nissan. Ele também possui um câmbio CVT e uma motorização com 114 cavalos.

 

Renault Fluence

 

Esse modelo da Renault apresenta motorização com 143 cavalos. O câmbio CVT possui um modo que apresenta uma simulação de troca manual.

 

Honda HR-V

 

Um dos modelos mais conhecidas da companhia japonesa traz um câmbio CVT com uma característica interessante: ele apresenta uma simulação de 7 marchas, conseguindo entregar 139 cavalos de potência.

 

Além do mais, o carro apresenta tecnologia de ponta e ainda traz um excelente sistema de segurança.

Clique aqui e entenda como escolher uma boa oficina mecânica

 

Lifan

 

O modelo chinês Lifan X60 apresenta câmbio CVT que trabalha junto com o motor 1.8 16V de 128 cavalos e 16,8 kgfm. Ele ainda disponibiliza para o motorista a alternativa de câmbio manual de 5 marchas na versão Talent.

 

O câmbio CVT traz conforto para o motorista e uma boa dirigibilidade

 

cambio automatico curitiba

Ele não demanda troca de marchas e é também bastante econômico. Porém, assim como qualquer outro tipo de peça, não está imune a problemas.

 

Portanto, para sanar qualquer tipo de transtorno com ele, sempre faça questão de contar com a ajuda de pessoal especializado.

 

Se você procura uma oficina especializada em automáticos em Curitiba, a Gaúcha Car é o local  para solucionar problemas com o câmbio CVT. Ela possui profissionais altamente capacitados e equipamento adequado para o serviço.

 

Além disso, é fundamental solicitar os serviços de quem entende do assunto para a manutenção desse tipo de câmbio. Aqui em nossa oficina você conta com todos os recursos necessários para sanar qualquer problema no seu câmbio CVT.

Manutenção em câmbio automático em Curitiba é na Gaúcha Car!

Deixe um Comentário

Open chat
1
Venha solicitar um orçamento!