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10 Perguntas e respostas sobre Câmbio Automático

cambio automatico

10 Perguntas e respostas sobre Câmbio Automático

Principais dúvidas sobre câmbio automático

Os carros com câmbio automático contam com algumas particularidades que os diferem dos automóveis convencionais e é necessário levar isso em conta na hora de adquirir o seu.

Entretanto, também é preciso estar atento para alguns aspectos que envolvem a manutenção, os cuidados com o câmbio e algumas peças envolvidas.

Separamos 10 perguntas e respostas e alguns cuidados para as pessoas que possuem ou pretendem adquirir  veículos com câmbio automático. Segue abaixo:

troca de óleo cambio curitiba

 

1 – Quanto tempo dura um câmbio automático?

O câmbio automático já é fabricado para durar por muito tempo. Desde que ocorra às manutenções bem como a troca de fluídos e de filtros. É recomendado fazer as trocas a cada 60 mil quilômetros para o câmbio ter uma durabilidade de até 300 mil quilômetros.

2 – Câmbio automático quebra muito?

Não é muito comum câmbios automáticos quebrarem, porém existem alguns modelos que são mais frágeis. Contudo, se for feito a manutenção preventiva dentro do recomendado mesmo os câmbios mais frágeis terão uma durabilidade maior.

3 – Qual é a diferença entre o câmbio automático e o CVT?

O câmbio automático convencional é feito de vários pacotes de multidiscos planetárias que formam as marchas. O CVT é formado por 2 polias que alternam suas medidas transformando essa variação em múltiplas marchas, ou seja, em marchas infinitas. Então o CVT possui infinitas combinações, já o câmbio automático convencional possui marchas com rotações mais definidas.

troca de óleo cambio curitiba

4 – Como economizar combustível com os câmbios automáticos?

Os câmbios automáticos já tendem a consumir mais combustível que os câmbios mecânicos. Porém os câmbios mais modernos como os DSGs ou duplas embreagens ou CVTs acabam se tornando câmbios mais econômicos. Também existe o de 6 velocidades e atualmente o de 9 velocidades, estes também são econômicos. Já o de 4 marchas à única maneira para que ele se torne econômico é baixando o giro do motor, aproveitando o rendimento total do câmbio, ou seja, esticando bem as marchas, deixando o motor em rotação baixa, essa seria a dica.

5 – Por que o câmbio automático consome mais combustível?

O fato de o câmbio automático consumir mais combustível que o câmbio mecânico é por conta de estar sempre acoplado a caixa de marcha, ele nunca desacopla e por este motivo tem que manter acelerações mais altas para que o veículo desenvolva. Já um veículo com o câmbio mecânico tem o pedal da embreagem para acoplar e desacoplar de uma forma controlada pelo motorista, quer seja, acelerando mais ou menos.

6 – Qual é o melhor câmbio automático?

O câmbio CVT se torna o mais eficiente e o mais econômico nos centros urbanos porquê é um câmbio que se adapta bem nas velocidades e rotações do motor. A cada faixa de rotação do motor, o câmbio CVT se adequa a uma relação de marchas, isso faz que com que o motor trabalhe numa faixa de torque e rotação muito boa. Por este motivo o veículo se torna mais econômico.

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7 – Por que ocorrem os “trancos” nos câmbios automáticos?

Normalmente os câmbios automáticos não dão trancos. Todos os modelos têm suas particularidades e podem ter problemas de desenvolvimentos de engenharia. Porém, os trancos são por falta de manutenção, a falta de troca de óleo e de filtros do câmbio. Isso causa sujeira internamente no corpo de válvula e por estes motivos desenvolvem os trancos.

8 – Por que o câmbio automático trava?

O motivo de um câmbio automático entrar em emergência ou travar em alguma marcha, é por segurança do próprio software, quando identifica por mais de uma vez uma variação fora da normalidade, ou uma falta de pressão, ou um componente que não está operando devidamente. Então o câmbio automático entra em emergência por precaução e para “se proteger”. Neste caso, o automóvel tem que ser levado para uma mecânica ou concessionária para ser feita a varredura e identificar a causa do problema e realizar o devido reparo no carro.

9 – O que fazer quando o câmbio automático começar a patinar?

Quando ocorrer esta situação já não tem muito que fazer, é sinal que a parte interna do câmbio está com os componentes hidráulicos comprometidos, as vedações, os pistões e por este motivo não há pressão o suficiente para ter atrito nos discos de composite. Portanto, a única solução é fazer uma intervenção no câmbio.

 

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10 – Como funciona a troca de óleo?

Na Gaúcha Car você agenda uma avaliação onde é retirada uma amostra do óleo do seu veículo para analisar a cor e viscosidade do fluído.

Na sequência, a troca é realizada com uma máquina específica, onde é utilizado 30% a mais da capacidade de óleo do câmbio, para ser feita uma limpeza dentro do câmbio, garantindo que não fique resíduos do óleo usado.

Recomendações da Gaúcha Car Mecânica Especializada

O ideal é que o cliente faça uma avaliação, apesar dessa troca não fazer parte da revisão da maioria das concessionárias. Geralmente as pessoas não são informadas sobre a necessidade da revisão preventiva e quando o veículo começa a apresentar problemas o prazo da garantia já terminou.

Automáticos em Curitiba é na Gaúcha Car!

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