O que fazer quando o câmbio automático trava? - Gaúcha Car Menu2
Horário de Funcionamento: Seg a Sex das 08:00 às 18:00 Whatsapp: (41) 3073-2583    

O que fazer quando o câmbio automático trava?

O que fazer quando o câmbio automático trava?

 

 

O câmbio automático hoje em dia já é bem aceito pela maioria dos motoristas. Aos poucos esse tipo de câmbio perde o perfil de “apenas mais uma opção diferente” e já passa a ser vista pelas suas próprias qualidades, que é trazer conforto e facilidade na hora de dirigir.

 

No entanto, apesar das vantagens, o câmbio automático não está livre de problemas e uma das falhas mais comuns que atingem esse tipo de câmbio é a possibilidade de travamento.

 

Para saber melhor a respeito das causas desse defeito e como saná-lo da maneira correta, confira esse artigo.

O que pode causar o travamento do câmbio automático

 

O funcionamento do câmbio automático envolve alguns componentes eletrônicos e também a solenoide de trava da alavanca.

 

Ao entrar no veículo automático o motorista liga a chave, pisa no freio e o carro libera a solenoide. Essa liberação ocorre por meio de um sinal elétrico enviado pelo interruptor de freios.

Por falar em câmbio, será mesmo o fim do câmbio manual? Saiba mais neste post

 

No entanto, em determinadas situações é possível verificar que há um travamento na alavanca do câmbio automático. Os motivos para isso podem ser um defeito no interruptor de freio ou em algum componente eletrônico.

 

Além do mais, há também a situação em que o veículo está estacionado em um local de declive, como, por exemplo, em uma colina. Nesse caso, a pressão forte na lingueta da marcha pode atrapalhar a retração.

 

Sendo assim, um pequeno empurrão é suficiente para aliviar a pressão. Porém, para impedir que esse defeito apareça futuramente, aplique o freio de estacionamento antes de tirar o pé do freio e mudar para o Park.

Destravamento manual do câmbio automático

cambio automático travado

 

O destravamento manual do câmbio pode ser realizado de forma mecânica. Para isso, é preciso verificar ao redor da sua marcha se há um botão, uma chave de abertura ou algum plugue.

 

Caso você encontre um plug, a remoção dele poderá mostrar para você um slot onde uma chave deve ser inserida e, desse modo, viabilizar o destravamento.

 

Pressionar o botão de intertravamento de câmbio ou inserir uma chave no slot deve possibilitar que o carro saia da posição de Park. A boa notícia é que todo o veículo automático pode ser destravado.

Problemas com o câmbio automático? Clique aqui e saiba como escolher uma boa oficina para fazer a troca de óleo

 

Para uma melhor compreensão de como proceder diante de tal situação, é importante recorrer para o manual de fabricação do carro. Ali você vai encontrar informações precisas acerca desse assunto.

Conclusão

O câmbio automático traz muitas vantagens e não há motivos para pânico caso ocorra um travamento no modo Park.

 

Ainda que existam vários motivos para um veículo se manter travado na posição Park, saiba que você mesmo tem condições de sanar tal problema. Lembre-se que há também a possibilidade do problema ser mais grave do que você pensa.

 

Por causa disso, caso você realize todos os procedimentos corretos de destravamento e ainda assim não consiga sair da posição Park, é importante que você solicite auxílio ao mecânico da sua confiança.

 

A Gaúcha Car é uma oficina mecânica em Curitiba que conta com todos os requisitos para solucionar esse tipo de problema de forma segura e eficiente, sem causar dano algum no câmbio automático do seu veículo.

 

Deixe um Comentário

Open chat
1
Venha solicitar um orçamento!