Correia dentada ou corrente metálica – Qual melhor solução para o motor do seu carro?
Grêmio ou Internacional? Frio ou calor? Esquerda ou Direita? Seja no futebol, ou em uma conversa sobre o clima ou política, há sempre dois extremos para cada lado. Mas quando o assunto é o seu carro, a pergunta é: Correia dentada ou corrente metálica?
A correia ou a corrente são elementos importantes, que asseguram o bom desempenho do motor e tornam possível o funcionamento de vários componentes importantes dessa peça. O fato é que tanto a correia quanto a corrente, cada uma delas, conta com as suas próprias características.
Em se tratando de correia dentada ou corrente metálica, confira esse artigo e fique por dentro a respeito da melhor solução para o seu automóvel.
Correia dentada – O que é e para que serve?
Tanto a corrente quanto a correia possuem uma atuação importante nessa complexa maravilha da engenharia humana que é o seu carro. Elas atuam garantindo o sincronismo adequado entre o eixo das válvulas e o virabrequim.
Sendo assim, graças a correia ou a corrente, válvula e cilindro funcionam em perfeita harmonia. Sem elas, as válvulas ficariam empenadas e o motor necessitaria passar pelo processo de manutenção conhecido como retificação.
Quer saber mais sobre a correia dentada? Então que tal conferir esse blogpost
No caso da correia dentada, ela exerce essa função de garantir a sincronia entre as peças. Esse acessório consiste basicamente em uma cinta dotada de pequenos dentes de borracha capazes de promover a harmonia entre a abertura das válvulas e a posição do virabrequim.
A troca da correia dentada
O tempo é cruel com várias peças de um automóvel e isso vale para a correia dentada. Ao longo dos anos ela pode sofrer desgaste e além do mais, o modo como o motorista trata o carro também influencia na sua longevidade.
Ações irresponsáveis como “cantar o pneu” ou descuidos como a mudança brusca de marchas são maneiras de maltratar a correia dentada. Outro detalhe importante é o fato de que andar em terrenos com muita terra e poeira também provoca danos na peça.
Vale lembrar que vibrações anormais do motor e o repentino aumento de consumo de combustível são indícios de que algo não vai bem com a correia.
Por isso, é importante providenciar os check ups constantes no seu carro, com o intuito de avaliar se tudo está em ordem, inclusive com a correia dentada.
Corrente metálica – Conheça as características
De uns tempos para cá a indústria automobilística voltou a olhar com mais carinho para as correntes metálicas. A durabilidade e a resistência dessa peça de metal é um dos motivos para isso.
Profissionais e especialistas afirmam que a corrente metálica pode durar mais de 100 mil quilômetros. Inclusive, alguns modelos voltaram a utilizar as correntes metálicas, como por exemplo, a Fiat no modelo Firefly, a Renault na família SCe e a Hilux diesel nas versões mais novas.
A corrente metálica é semelhante a correia que a gente encontra nas bicicletas. Ela fica localizada na parte interna no motor, em um local de difícil acesso. Por essa razão, a manutenção dela não é tão fácil.
Possíveis defeitos na corrente metálica
É muito difícil ocorrer o rompimento da corrente metálica. No entanto, o que pode ocorrer é um possível afrouxamento, comprometendo com isso a sincronia.
Os sintomas que indicam que algo está errado com a corrente metálica são alguns ruídos oriundos do motor, bem como a perda de potência e um súbito aumento de consumo no combustível.
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O ideal, como sempre, é prestar atenção a esses detalhes e também providenciar com frequência as visitas ao seu mecânico de confiança.
Preço, durabilidade e ruídos – Qual é a vantagem?
A correia dentada não ataca tanto o seu bolso quanto a corrente metálica. Quando se trata de manutenção, a corrente pesa mais no seu orçamento, enquanto a correia já é mais acessível.
A respeito da durabilidade, a corrente metálica larga com uma ampla vantagem. Especialmente se contar com todos os recursos adequados de manutenção e as visitas frequentes ao mecânico.
Já a questão do ruído inoportuno provocado pela corrente metálica, é possível dizer que ficou lá na década de 70. Hoje em dia o barulho é mínimo.
Dentada ou de metal? Eis a questão
Uma é mais barata, mas a outra dura mais. Escolher qual é a mais em conta vai depender de uma série de fatores. Porém, independente da opção, é sempre bom saber que o bom desempenho da peça vai depender muito também do modo como você usa.
Portanto, a realização da manutenção preventiva é parte importante do processo de cuidado com o seu carro.
A Gaúcha Car, oficina mecânica em Curitiba, tem todas as condições para avaliar e sanar qualquer falha que interfere no bom desempenho da correia dentada – ou corrente metálica – do seu automóvel.
Para saber mais ou tirar dúvidas, converse com nossos especialistas e mantenha a mecânica do seu automóvel sempre em dia.